O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que o aumento do ICMS na Bahia foi um dos menores de todo país. O imposto saiu de 18% para 19% e começa a valer em março deste ano.
"Conversamos muito sobre essa decisão. Se for comparar o aumento, o da Bahia foi o menor. Fechamos naquele momento a irresponsabilidade do governo federal [gestão Bolsonaro], que atacou os Estados e municípíos, sem dialogar com prefeitos e governadores, dizendo que com a redução do ICMS teríamos a redução dos combustíveis, o que não aconteceu da forma que a população esperava", indicou.
Jerônimo disse que irá pedir ao governo Lula (PT) a recomposição das verbas perdidas com a redução do ICMS na gestão Bolsonaro. "Ontem na posse do ministro Haddad [da Fazenda], o proprio Lula assinou a desoneração dos combustíveis, aguardavamos que o ministro pudesse acenar para a compensação dos recursos que os Estados perderam e não tivemos a resposta. Vou aguardar a postura de Haddad e Lula e isso será um ponto de pauta para tratar com eles", afirmou.