Fim das novelas?

Jerônimo deve anunciar mudança na Secom; pasta tem interino há quase 4 meses

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou ainda impasse na eleição para a 1ª vice-presidência da Alba

Jerônimo deve anunciar mudança na Secom; pasta tem interino há quase 4 meses
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), deve anunciar, ainda nesta semana, mudanças na Secretaria estadual de Comunicação (Secom). A pasta, desde dezembro de 2024, está sem titular desde a saída de André Curvello – interinamente, Luciano Suedde foi alçado ao cargo.

O titular do Palácio de Ondina falou sobre o assunto na manhã desta segunda-feira (31), durante agenda na Associação Comercial da Bahia (ACB), no bairro do Comércio, em Salvador.

Além da mudança na Secom, a expectativa é a de que haja alteração no comando da Secretaria estadual de Agricultura (Seagri), com a saída do ex-deputado Walisson Tum (Avante).

Sobre a Secretaria de Comunicação, Jerônimo afirmou que um “imprevisto” o impediu de anunciar a mudança na semana passada e “pediu paciência” para realizar a modificação.

“Sobre a Secom, eu me comprometi que na semana passada teria resolvido isso. Teve um imprevisto. Peço a paciência de vocês para já, já a gente poder anunciar o que faremos com a Secom”, resumiu.

Com relação à saída de Tum da Seagri, ele afirmou que o martelo deve ser batido após uma reunião com o Avante que deve ocorrer entre esta terça (1º) e quinta-feira (3). Nos bastidores, o nome mais forte para assumir a vaga é o do secretário-executivo do Avante, Pablo Barrozo, ex-aliado do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União).

“Nós temos uma reunião essa semana ainda com o Avante. É indicação do Avante, o nome do meu secretário Tum. Então, essa semana a gente quer ouvir qual é a demanda, qual é o interesse do Avante para gente tomar decisões. Então, estou aguardando essa reunião. Eu espero […] entre amanhã e quinta-feira a gente sentar com o Avante para tratarmos desse assunto, que, na verdade, não é só a Seagri, é discutir a participação do Avante no governo. A gente não fez isso depois das eleições ainda”, disse o governador.

Jerônimo comenta impasse sobre a 1ª vice-presidência da Alba

No domingo (30), Jerônimo Rodrigues (PT) foi questionado sobre o impasse dentro do PT com relação ao nome indicado pelo partido para ocupar a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

No início da semana passada, estava praticamente certa a unanimidade em torno da deputada Fátima Nunes (PT) para o posto. No entanto, a decisão do colega de Casa, Júnior Muniz (PT), em entrar na disputa provocou um “bate-chapa” no ninho petista, provocando diversas reações. Uma delas partiu da presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD), que descartou a possibilidade de haver novo adiamento da eleição para o cargo, a exemplo do que ocorreu na última semana.

“Nós temos um compromisso da proporcionalidade. Nós temos um compromisso da Federação, que se tem pela proporcionalidade, tem que indicar o primeiro aviso. A Federação indicou o PT, que indicou a deputada Fátima Nunes. Então, é um problema interno que o PT precisa ter resolvido lá no partido. Conversei com o governador e nós todos estamos ajustando”, disse Ivana.

Por sua vez, ontem, Jerônimo afirmou que o PT prepara uma reunião, para o dia de hoje, com o intuito de dissipar eventuais tensões internas para a disputa. Ele relembrou que houve uma combinação que, para a vaga de 1º vice-presidente, seria levada em conta a questão da proporcionalidade. “Teve esse movimento do partido”, disse ele ao Bnews.

“Começamos tentando ver como é que a gente iria apaziguar a situação. Amanhã nós teremos uma reunião, o partido vai fazer uma reunião e espero que a gente consiga ajudar a não tensionar qualquer tipo de movimentação dentro da Assembleia”, completou.