O candidato do PT ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu nesta quarta-feira (24) a criação de um sistema integrado, tanto do estado com o município, como também com a União, para melhorar o ensino público.
Confrontado durante sabatina do G1, na manhã desta quarta-feira (24), sobre o resultado da Bahia na avaliação do IPEC, Jerônimo reiterou a necessidade de um diálogo mais próximo com prefeitos e secretários municipais.
A Bahia teve um dos piores resultados nas avaliações dos últimos anos, mesmo antes da pandemia que impactou o ensino nas escolas. Jerônimo garantiu que pretende utilizar a sua experiência como professor e ex-secretário de Educação para proporcionar mudanças significativas.
"Precisamos fazer uma agenda federativa de um sistema. Como o SUS na saúde, não só relação estado e municípios, mas no Brasil […] entra governo, sai governo, temos que repetir uma política e adaptar, não destruir. Espero que a gente possa fortalecer este processo de interação município-estado-União", disse o petista.
"Vocês vão ter um governador-professor", completou o ex-secretário, que tem aparecido em segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto para governador.