O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), passou a noite desta sexta-feira (23), véspera de São João, Amargosa, no Recôncavo Baiano, e falou à imprensa sobre o andamento das tratativas para a instalação da montadora de veículos elétricos chinesa BYD no Polo Industrial de Camaçari.
De acordo com o chefe do executivo baiano, as negociações já estão bem encaminhadas e prestes a serem consolidadas. Em abril deste ano, o governador visitou duas linhas de produção de fábricas da montadora ecológica China.
“A BYD parece que vai ser o primeiro projeto a ser consolidado. Até o final de julho, a empresa vai enviar a senhora Estela [à Bahia], que é a coordenadora da política de expansão. Tá tudo bem andando”, disse.
Jerônimo também disse que a vinda da coordenadora da BYD à Bahia inclui na pauta as tratativas para destravar a implantação do VLT no Subúrbio Ferroviário.
“Aí podemos fechar os dois pacotes, porque a BYD tanto é a empresa de automóveis como a do VLT. Eu não vou aguardar. Se a gente perceber que não dá tempo, eu vou chamar a BYD aqui e destratar aqui, vamos licitar porque o pessoal do subúrbio está sem VLT”, explicou.
São João aquecido
Ainda em Amargosa, acompanhado de lideranças do seu grupo político, como o deputado Federal Jorge Solla (PT), Rodrigues comemorou a expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas passem o período de São João na Bahia.
“Hoje eu tive a grata satisfação de que as locadoras não tem mais carros para locar, emprestar. Os carros acabaram. Estão mandando buscar em Minas Gerais, Espírito Santo para ver se consegue repor para o São Pedro”, disse.
O governador também disse que houve um aumento de turistas chegando ao estado por meio de transporte aéreo, e citou um aumento de 65% nas chegadas pelo aeroporto de Vitória da Conquista.
“Nós fizemos um investimento no estado com segurança pública, com saúde, com apoio a bandas, e os municípios também fizeram isso. Veja a ornamentação, tem festival gastronômico, festival de quadrilhas. Então, estou na dinâmica de preservar a nossa cultura, mas também fazer um São João que anime e aqueça a economia”, enumerou.