Política

Jerônimo anuncia novos nomes do secretariado nesta quinta-feira (22); saiba mais

O petista convocou uma coletiva para às 9h, no edifício da Desenbahia, na avenida Paralela, em Salvador, onde está funcionando a sede do Governo de Transição

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou que anunciará os novos nomes do seu secretariado na manhã desta quinta-feira (22). O petista convocou uma coletiva para às 9h, no edifício da Desenbahia, na avenida Paralela, em Salvador, onde está funcionando a sede do Governo de Transição.

“Amanhã [22] eu e Geraldinho, vamos anunciar, espero, que mais seis secretários. Vamos sentar e fechar isso agora de tarde e faremos ainda, mais uma última apresentação de nomes na próxima semana. A gente vai deixar algumas secretarias para anunciar entre Natal e Ano Novo”, disse durante participação na sessão da Câmara Municipal de Salvador, nesta quarta-feira (21).

Segundo Jerônimo, a “pressa agora é trabalhar. Quem foi anunciado na segunda-feira [19], já está fazendo a transição. Espero apresentar a vocês, ainda na primeira quinzena de janeiro, um plano de trabalho sobre as prioridades de 2023”, completou.

O anúncio dos titulares da superintendência de Povos Originários da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial (Sepromi), da Mulher e do Meio Ambiente (Seman) estava previsto para esta quarta-feira (21). Segundo Jerônimo, o adiamento se deu para um debate mais amplo com os movimentos.

“Não é que declinou. Estamos fazendo o debate com os movimentos, então preferimos segurar e anunciar amanhã, em um bloco, para que a gente dê visibilidade às mulheres, comunidades quilombolas, negros, indígenas”, disse.

Nomes confirmados

Na última segunda-feira (19), o governador eleito anunciou 11 nomes que farão parte do secretariado. Entre as pastas que tiveram seus titulares confirmados nesta tarde estão a Casa Civil, que será chefiada pelo deputado federal Afonso Florence (PT). O coordenador da campanha do governador eleito, Adolpho Loyola, será chefe de Gabinete de Jerônimo. A Diretora-Geral da Secretaria da Saúde da Bahia, Roberta Santana, assumirá a Saúde do Estado. 

Outros titulares continuam no governo, entre eles a atual secretária de Saúde, Adélia Pinheiro, que assumirá a Educação estadual. O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano permanecerá sob o comando da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), bem como, o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, que seguirá à frente da pasta. O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, também segue em seu cargo. A atual secretária da Promoção da Igualdade Racial foi remanejada e ocupará a pasta de Assistência e Desenvolvimento Social

Os outros nomes anunciados foram: Felipe Freitas, na secretaria de Justiça e Direitos Humanos; o deputado federal Sergio Brito (PSD), que foi indicado como secretário da Infraestrututra e o deputado estadual Tum (Avante), escolhido como secretário de Agricultura, Pecuaria, Irrigacao, Pesca e Aquicultura.