Política

Jerônimo anuncia isenção de IPVA para veículos produzidos pela BYD de 'até R$ 300 mil'

.

Yuri Abreu  - Salvador FM
Yuri Abreu - Salvador FM

O governador Jerônimo Rodrigues afirmou na manhã desta terça-feira (4), durante anúncio oficial da vinda da BYD para a Bahia, que os veículos com tecnologia limpa da montadora terão isenção.

Segundo o governador, a medida vale para os automóveis produzidos e que vão circular no estado. "Veículos produzidos na Bahia com valores até R$ 300 mil serão isentos de IPVA", afirmou durante o evento realizado no Farol da Barra.

O governador disse que vai enviar para a Assembleia Legislativa o projeto de isenção de 100% no IPVA dos automóveis elétricos produzido pela BYD na Bahia. 

Jerônimo ainda disse esperar que o acordo firmado com o chineses garantam outros investimentos para o estado. 

Política ambiental

O chefe do Executivo estadual ainda exaltou a gigante chinesa e a política sustentável adotada. "Nós estamos falando de um novo modelo de uma concepção instalada, uma exigência do novo mundo de uma tecnologia ambientalmente sustentável com energias renováveis. É uma indústria dirigida pela BYD, eu presenciei isso quando fui agora à China, de pura tecnologia. É uma marca tão forte que diariamente são registradas patentes em toda a cadeia produtiva dos automóveis. Dez por cento dos trabalhadores e trabalhadoras da BYD atua na área da inovação, da tecnologia", frisou Jerônimo Rodrigues. 

Apresentação

A primeira planta industrial da BYD nas Américas, para produção de carros elétricos, será instalada no município de Camaçari. No evento desta manhã, foram apresentados os investimentos do grupo chinês no estado e o detalhamento da implantação de três unidades fabris que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processamento de lítio e ferro fosfato. A expectativa é que o Complexo Industrial da BYD – Build Your Dreams inicie a produção no segundo semestre de 2024.