O senador Jaques Wagner (PT-BA) pode voltar a ocupar um cargo no governo Lula. O parlamentar está cotado para assumir Secretaria de Relações Institucionais, órgão com status de Ministério e atualmente comandado por Alexandre Padilha.
Além do congressista, outra opção é o deputado federal José Guimarães (PT-CE). Conforme o Poder360, a expectativa é a de que Padilha seja um dos nomes envolvidos na reforma ministerial, indo para o Ministério da Saúde, substituindo Nísia Trindade.
Nos governos Lula anteriores, além do governo Dilma, Jaques Wagner ocupou comandos de pastas como a Casa Civil (outubro de 2015 a março de 2016), Defesa (janeiro a outubro de 2015) e Trabalho e Emprego (janeiro de 2003 a janeiro de 2004). Além desses, foi o 1º ministro-chefe da Serin quando este cargo foi criado, em 2005, durante o governo Lula 1.
‘Se alguém apostar no racha do grupo, vai errar’, dispara Jaques Wagner
Senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) participou da Lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (16), mesmo após cirurgia ortopédica. No local, durante entrevista coletiva, ele evitou falar sobre as eleições de 2026, mas mandou um recado aos adversários, que preveem um desentendimento do grupo político.
“Nós estamos tratando agora da Assembleia [Legislativa], que vai dar tudo certo, vai sair a fumaça branca, eu não tenho dúvida nenhuma. E 2026 a gente vai discutir. Já conversei muito com o Otto [Alencar], tenho conversado com o governador [Jerônimo Rodrigues] e, sinceramente, se alguém vai apostar no racha do grupo, vai errar”, afirmou.