O senador Jaques Wagner (PT) e os deputados federais também petistas Afonso Florente, Valmir Assunção, Waldenor Pereira e Zé Neto foram indicados ao Prêmio Congresso em Foco, que está na sua 14ª edição. A seleção para concorrer ao Prêmio é feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que listou os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
O pré-candidato do PT ao governo da Bahia foi indicado nas categorias "Melhores no Senado" e “Clima e Sustentabilidade”. Wagner, que foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal em fevereiro deste ano, vem pautando o debate sobre o meio ambiente na Casa Legislativa e no Brasil, pontuando a necessidade do Brasil superar a falsa dicotomia entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
Congresso
O deputado federal Afonso Florence é indicado pela sétima vez consecutiva ao Prêmio. Ele está disputando na categoria geral “Melhores na Câmara”, que inclui categorias especiais: “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade”. Deputado federal em seu terceiro mandato, com a proposta de construção de uma agenda política em conexão com o conjunto dos movimentos populares e oriundo das lutas do MST, Valmir Assunção foi indicado nas categorias “Melhores da Câmara” e “Clima e Sustentabilidade”.
Já Waldenor Pereira, que deu importante contribuição como coordenador geral do Núcleo de Educação, Cultura e Esporte do PT no Congresso, entre 2019 e 2020, está concorrendo nas categorias “Melhores na Câmara” e “Defesa da Educação”. E Zé Neto, que tem como prioridades políticas públicas para os mais pobres, desenvolvimento social e econômico sustentável e a criação de medidas de valorização dos Agentes Comunitários de Saúde Combate às Endemias, foi indicado na categoria “Melhores na Câmara” e “Clima e Sustentabilidade”.
A votação está sendo feita pelo site do Congresso em Foco, por meio do link https://premio.congressoemfoco.com.br, e segue até o dia 30 de setembro. O resultado será divulgado no dia 21 de outubro em uma cerimônia. Uma das novidades do Prêmio é a categoria "Mulheres na Política”.