Política

Jaques Wagner diz que Rui fica no governo até o fim e deve virar ministro de Lula

Petista diz que o senador Otto Alencar (PSD-BA), nome escolhido pelo grupo para acomodar a chapa, não demonstrou interesse em sair candidato ao Executivo

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

A novela da composição de chapa do grupo do PT na Bahia ganhou novos capítulos. Na manhã desta segunda-feira (7), o ex-governador Jaques Wagner confirmou em entrevista à Rádio Metrópole que Rui Costa (PT) deve permanecer no comando do Palácio de Ondina até o fim do ano.

Com este cenário, Rui não disputaria uma vaga ao Senado, como era o seu objetivo e que foi o mote de discussões e encontros com Lula. Sem mandato, Rui tem "99% de chance" de ganhar um ministério em caso de vitória do ex-presidente.

Ainda de acordo com Wagner, o senador Otto Alencar (PSD-BA), que era o nome escolhido pelo grupo para acomodar a chapa, não demonstrou interesse em sair candidato ao Executivo estadual e enfrentar ACM Neto (UB). Uma reunião no último sábado (5) sacramentou a retirada do senador do jogo.

"Ele não demonstrava tesão para fazer campanha e campanha sem tesão não existe […] era uma solução que a gente tava montando para ter uma pessoa forte, que é Rui, na chapa", disse Wagner.

Com a insatisfação de deputados e da ala mais radical do PT, a sigla já discute uma solução caseira. Internamente, se fala na prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e no secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues. Este último fiel escudeiro de Rui e com bom trânsito no interior.

Outra possibilidade é a do secretário de Relações Institucionais e ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.

"Rui decidiu vai ficar sentado na cadeira até o final e nós, nessa semana, vamos apresentar nome do PT para cabeça de chapa", explicou.