Em meio à repercussão negativa da medida que visava fiscalizar operações financeiras realizadas via Pix e cartão de crédito, o senador Jaques Wagner (PT) afirmou, nesta quinta-feira (16), durante a Lavagem do Bonfim, que o objetivo do governo não é fiscalizar pequenos comerciantes, ambulantes ou trabalhadores de plataformas como Uber.
A instrução normativa, que causou polêmica nas redes sociais, foi revogada após críticas e a propagação de fake news. O governo federal alegava que a medida tinha como objetivo combater fraudes e a sonegação fiscal, mas a pressão popular forçou a mudança de rumos.
Wagner também ressaltou que o foco das ações do governo será, acima de tudo, combater o tráfico de drogas e outros crimes financeiros.
A revogação foi comunicada oficialmente na quarta-feira (15) pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.
Nesta quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a medida provisória que define que transferências financeiras via PIX não podem ser tributadas ou sobretaxadas.
Atualmente, o PIX já é livre de tributos. A MP reafirma esse entendimento, segundo o governo, para evitar cobranças indevidas no futuro.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.