Política

Jair Bolsonaro presta depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira (5); entenda

Além do ex-presidente, outras dez testemunhas devem ser ouvidas também pela Polícia Federal no dia de hoje

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento à Polícia Federal, nesta quarta-feira (5), sobre o caso que investiga a entrada ilegal no país de joias dadas ao governo brasileiro pela Arábia Saudita.

A oitiva do liberal está marcada para às 14h30 de hoje, na sede da corporação, em Brasília. Além dele, outras dez pessoas serão ouvidas, simultaneamente pela PF, em diferentes salas, de acordo com a CNN Brasil – o objetivo é confrontar informações e impedir compartilhamentos de estratégias de defesa.

Entre os que serão arguidos estão o ajudante de ordens do ex-chefe do Executivo, tenente-coronel Mauro Cid, além de assessores do governo Bolsonaro e fiscais da Receita Federal. Mauro era o homem de confiança de Bolsonaro, a quem era subordinado e cumpria determinações.

Por sua vez, o primeiro-sargento da Marinha, Jairo Moreira da Silva, que foi ao aeroporto de Guarulhos/SP tentar reaver as joias, já foi ouvido. Ele afirmou à Polícia Federal que foi ao local, em dezembro do ano passado, tentar retirar as peças após ordem do tenente Cleiton Henrique Holszchuk, assessor de Mauro Cid.

O momento em que o sargento tentou negociar a liberação das joias avaliadas em R$ 16,5 milhões na alfândega foi registrado por câmeras de segurança.