Em seu primeiro discurso após chegar ao Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou um recado ao atual chefe do Executivo, Lula (PT), afirmando a atual legislatura no Congresso Nacional está melhor que a anterior e, por isso, não vão permitir que a gestão petista faça "o que bem entender com o destino da nossa nação".
A declaração foi dada pelo liberal ao chegar para um evento na sede do PL, em Brasília. Ele vai encontrar com correligionários, entre eles o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, de acordo com a Folha.
"Eu lembro lá atrás quando alguém criticava o parlamento, Ulysses Guimarães dizia: 'espera o próximo'. Dessa vez, o próximo melhorou e muito. O parlamento nos orgulhando pelas medidas, pela forma de se comportar, agir lá dentro, fazendo o que tem que ser feito e mostrando para esse pessoal que, por ora, pouco tempo, está no poder, eles não vão fazer o que bem querem com o destino da nossa nação", afirmou.
Ainda na quarta-feira (29), quando estava embarcando a partir de Orlando, nos Estados Unidos, país onde permaneceu por três meses, Jair Bolsonaro havia afirmado que não pretende liderar a oposição ao governo Lula.
"O PL detém quase 20% das bancadas da Câmara e do Senado. Digo: não vou liderar nenhuma oposição. Vou participar com o meu partido, como uma pessoa experiente, 28 anos de Câmara, quatro de presidente, dois de vereador e 15 de Exército, para colaborar com aqueles que assim desejarem", afirmou ele.
Jair Bolsonaro partiu para os Estados Unidos no dia 30 de dezembro, às vésperas do fim do seu mandato presidencial. O objetivo era não precisar passar a faixa para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ignorando dessa forma o ritmo democrático de transferir simbolicamente o poder ao sucessor.