Eleições nos EUA

Jair Bolsonaro e políticos baianos reagem à vitória de Donald Trump na eleição à Presidência dos EUA

Donald Trump foi declarado presidente dos Estados Unidos na manhã desta quarta-feira (5), após atingir o mínimo de 270 delegados

Foto: Alan Santos/PR
Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), e políticos baianos reagiram à vitória do republicano Donald Trump nas eleições à Presidência dos Estados Unidos. Ele venceu a adversária, a democrata Kamala Harris, em estados considerados decisivos e conquistou, até agora, 277 delegados – o mínimo é de 270.

Trump será o 47º presidente do país e terá maioria republicana na Câmara e no Senado. Ele assume o cargo em 20 de janeiro de 2025.

Em uma postagem no Instagram, Jair Bolsoanro agradeceu a Deus pela vitória de Donald Trump, parabenizou o aliado e citou o salmo 30:5 da bíblia. “Obrigado meu Deus. Parabéns @realdonaldtrump. Salmos 30:5: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Jair Bolsonaro”, escreveu.

No X (antigo Twitter), uma das reações partiu do presidente do PL na Bahia e ex-deputado federal, João Roma. “Com um discurso de determinação e resiliência, @realDonaldTrump celebrou sua vitória. Seu compromisso é escrever um novo capítulo para a nação, sob a missão desafiadora de unir os povos e resgatar o amor à pátria e os valores fundamentais para os americanos”.

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL), na mesma plataforma, celebrou a vitória de Donald Trump e projetou um triunfo de Jair Bolsonaro (PL) em 2026, aqui no Brasil. No entanto, o ex-presidente está inelegível até 2030 após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Grande DIA!!! O mundo respira. 2026 é logo ali”

A ex-deputada federal Dayane Pimentel (União), também comentou a vitória de Trump nas urnas. “Trump eleito Presidente dos EUA. O mundo está CANSADO de narrativas que defendem aborto; ideologia de gênero; discurso contra tradição, valores, credo; liberação das drogas; libertinagem sexual; cabresto discursivo; direitos humanos para bandidos… isso é mundial.”