As eleições em Jacobina, no norte da Bahia, acontecem em outubro deste ano. No entanto, o clima político na cidade vem pegando fogo já desde agora. Isso porque um pré-candidato à Prefeitura da cidade teria agredido um postulante Câmara de vereadores do município devido a desavenças entre eles.
O caso teria envolvido Leopoldo Passos (SD) e Reginaldo Francisco dos Santos (MDB) e ocorreu na semana passada após Leopoldo – que foi prefeito da cidade entre 2001 e 2004 -, durante entrevista em uma emissora de rádio da cidade, ter sido questionado pelo emedebista, por duas vezes, e ficou incomodado.
Em seguida, Leopoldo teria se dirigido a uma cooperativa onde Reginaldo trabalha e teria exigido a demissão do pré-candidato a vereador. "Só que o pessoal não acatou o pedido dele, principalmente que a empresa é uma cooperativa e não uma empresa privada", disse o emedebista ao Bnews. "Ele não tinha poder falar sobre ela pra poder para eles tomaram essa decisão. E aí a partir do momento que eles não acataram, ele foi pra cima do empresário, o empresário teve que botar ele dentro do carro pra ele seguir seu caminho", completou ele, ressaltando que não acionou a polícia após o caso. Ele apenas quer que o ex-gestor e pré-candidato à Prefeitura faça uma retração.
Leopoldo lidera pesquisa
Uma pesquisa feita pelo Instituto Séculus e divulgada na última sexta-feira (10) apontou que Leopoldo lidera as intenções de voto para a Prefeitura da cidade. De acordo com os dados, dentro do cenário espontâneo, o membro do Solidariedade aparece com 43,71%.
Em segundo lugar aparece o atual prefeito de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB), com 11,22%, seguido de Mariana Oliveira (PSB), com 10,06%. Neste cenário, 14,70% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum candidato, enquanto 19,34% não souberam ou não opinaram.
Já no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Leopoldo Passos se consolida. O candidato do Solidariedade surge com 54,35% das intenções de voto, seguido por Mariana Oliveira (17,60%), e Tiago Dias (15,09%). Neste panorama, 8,51% dos jacobinenses afirmaram que não votariam em nenhum candidato, e 4,45% não souberam ou não opinaram.
A pesquisa, realizada em parceria com o Bahia Notícias, ouviu 617 eleitores entre os dias 1º e 2 de maio de 2024. A margem de erro é de 3,93% para mais ou para menos e o intervalo da pesquisa é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n°. BA-09918/2024.