Política

Ivana Bastos mantém candidatura à Presidência da AL-BA mesmo com "movimentação" de Adolfo

Senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou, em vídeo, que Adolfo estaria "ajustando questões legais"

Divulgação/ALBA
Divulgação/ALBA

Após o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) ser lançado, pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), como candidato a uma nova eleição à Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) ainda que as leis da Casa não permitam a recondução ao cargo dentro da mesma legislatura -, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), uma das postulantes ao posto, reagiu a possível manobra do correligionário.

Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, na última quarta-feira (23), Coronel afirmou que Adolfo Menezes estaria "ajustando questões legais" para buscar o terceiro mandato. "Está ajustando a questão legal, para ver se a Constituição pode ser modificada para ele disputar mais um mandato […] Ele tem atendido bem aos deputados, tem atendido às expectativas da Casa. Então, nada como Adolfo para continuar presidindo ela. Ou seja: ele vai ser sucessor dele mesmo", afirmou o senador.

Na quinta-feira (24), durante a sessão em que foi aprovado o Projeto de Lei dos precatórios do Fundef, Ivana garantiu que será a próxima presidente da Casa, mesmo com a defesa de Coronel a Adolfo. No último pleito, a pessedista chegou a se colocar como postulante ao cargo, mas acabou abrindo mão e apoiou a recondução de Adolfo Menezes.

“Hoje, a Lei não permite [a reeleição de Adolfo]. Então, eu sou a candidata que vai suceder o deputado Adolfo Menezes. Pode ter certeza disso. O deputado Adolfo Menezes não pode se reeleger, porque, se pudesse, eu votaria nele”, afirmou Ivana, ao Política Livre.

Além da parlamentar, outro político que tem pretensão de comandar o Legislativo baiano é o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia, que vinha trabalhando nos bastidores para convencer os colegas a apoiá-lo.