Política

Isaac Edington celebra retorno da Lavagem do Bonfim e confia em escolhas de Bruno Reis para reforma do secretariado

Ao Portal Salvador FM, Edington ainda apontou confiar nas escolhas do prefeito Bruno Reis (UB) na mudança do secretariado municipal, acreditando ser uma “renovação de quadros”

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington marcou presença no tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, e celebrou o retorno do ato após dois anos da pandemia da Covid-19. Ao Portal Salvador FM, Edington ainda apontou confiar nas escolhas do prefeito Bruno Reis (UB) na mudança do secretariado municipal, acreditando ser uma “renovação de quadros”.

“Existe todo um contexto da administração pública, um processo de escolha de renovação dos quadros. Eu acho que essa articulação é do prefeito da capital, e temos que aguardar para ver o que vai acontecer. Tenho certeza que será o melhor para a cidade. O prefeito tem essa habilidade. Se tiver modificações, será para melhoria. Essas escolhas serão bem vindas”, afirmou ao site.

Completando 278 anos, a Lavagem do Bonfim, a maior festa religiosa da Bahia, retorna em 2023 com o tradicional cortejo saindo de Comércio em direção à Colina Sagrada. As atividades tiveram início às 6h, com a “Corrida Sagrada” e às 7h, ocorreu a saída da 8ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, que deverá reunir 20 mil pessoas no percurso de 8 km.

Para o presidente da Saltur, esta é uma “manifestação única”, que “lavará a alma” dos presentes após o hiato.

“Hoje todos os soteropolitanos e todos que tem fé, e estão aqui, vão lavar a alma. São 278 anos e ficamos dois anos sem poder fazer essa, que é uma das festas mais importantes do Brasil. É uma manifestação única, na primeira capital do Brasil, e com toda a esperança para os próximos anos depois de tudo que passamos. É emocionante ver a população retornando, turistas lotando a cidade, e vem participar das nossas festas populares. Tem a parte profana, que é um dos nossos atrativos, a turma começa a correr, andar de bicicleta e segue”, completou Edington.

A programação segue às 8h com a cerimônia religiosa, denominada “Ato de Fé”, celebrada pelo pároco da Basílica da Conceição da Praia, padre Everaldo Pires da Cruz, e encerrada com o Hino ao Senhor do Bonfim, entoado pelo coral da Basílica. A queima de fogos na Rampa do Mercado anunciará o início do cortejo, com a presença de baianas, autoridades, entidades culturais e população seguindo a pé até a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim.