A prefeita da cidade de Vitorino Freire – município do centro-norte do Maranhão -, Luanna Rezende (União), se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) contra supostos desvios na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nesta sexta-feira (1º).
Luanna é irmã do ministro das Comunicações do governo Lula (PT), Juscelino Filho. A gestora, segundo o G1, foi afastada do cargo por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Juscelino, por sua vez, é investigado no caso, mas não é alvo de mandados. Conforme a colunista Camila Bonfim, do G1, o percurso dos recursos públicos era o seguinte: Juscelino destinava dinheiro de emendas para a cidade de Vitorino Freire e parte desses recursos era aplicada para o asfaltamento de uma rodovia que leva à fazenda da família.
Além do afastamento da então prefeita, Barroso autorizou que a PF realizasse 12 mandados de busca e apreensão, além de Vitorino Freire, nas cidades de São Luís e Bacabal, também no Maranhão.