Política

Ireuda Silva comemora aprovação de programa de emprego para filhos de mulheres vítimas de violência

A Sange é quem faz esse recrutamento junto com a SPMJ. E aí, eles vão para setores da Prefeitura trabalhar

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

A vereadora de Salvador Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, comemorou a aprovação do Programa "Nova Fase", que designa uma reserva de 10% das vagas de estágios e menor aprendiz das instituições do Poder Executivo municipal à filhas de mulheres vítimas de violência doméstica.

Ao Portal Salvador FM, nesta terça-feira (27), a vereadora detalhou o projeto. "Nós sabemos que os jovens que são filhos de mães vítimas de violência doméstica são jovens conturbados, são jovens sofridos, desesperançados, são jovens que têm vergonha inclusive de sair na própria rua, por ter uma vida a base de escândalos", contou.

"É levar esse jovem que está inserido na sociedade para o seu primeiro contato de independência econômica, para que ele venha a ter uma liberdade e não venha a ser escravo daquilo que ele vem vivendo dentro da sua própria casa", afirmou a vereadora.

"É algo para nós comemorarmos, nós sabemos que dentro das mulheres que vivem na questão de vulnerabilidade, nós sabemos que esse número é gritante, muitas mulheres vítimas de agressão, é uma pandemia constante, na verdade, que não passa, é só uma crescente, por mais que nós venhamos a lutar, mas todos os dias você vê que na mídia sai ali o feminicídio, sai ali uma mulher vítima de agressão, isso independente de classe social".

Ireuda é a integrante da bancada feminina com maior número de projetos protocolados em 2023, com 86 proposições. Ela também ocupa um dos primeiros lugares no ranking geral de vereadores. Foram 12 projetos de lei, três de resolução, 17 de indicação, 26 moções e 28 requerimentos especiais.