A nova rodada de pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo e divulgada na noite desta segunda-feira (29), mostra o ex-presidente Lula liderando a disputa pela presidência da República com 44%. Ele manteve a diferença de 12 pontos percentuais para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%.
Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% e Simone Tebet (MDB), com 3%, empatados na margem de erro. O candidato do partido Novo, Luiz Felipe D'Avila, aparece com 1% e também empata tecnicamente com a senadora. Os demais candidatos foram citados, mas não alcançam 1% das intenções de votos.
Como a soma dos outros candidatos é 43%, Lula ainda poderia ganhar no primeiro turno. Mas, como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o petista pode também estar atrás da soma dos demais, o que levaria a disputa para o segundo turno.
Em relação ao último levantamento, essa rodada traz como candidato o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). Em prisão domiciliar, a Justiça suspendeu o repasse do fundo partidário a sua candidatura, que ainda não foi deferida pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas face a face entre os dias 26 e 28 de agosto. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-01979/2022, com custo de R$ 231.156,29.