O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), presidente da Comissão de Trabalho Emprego e Renda na Câmara de Salvador, está otimista com a vinda da BYD para a Bahia. Para o legislador municipal, o lançamento que acontece nesta terça-feira (4) consolida o trabalho realizado pelo governo estadual após viagem à China.
"Isso aqui faz parte de uma estratégia de retomada de industrialização do nosso estado, fortalecendo o setor produtivo com valor agregado para que tenhamos veículos modernos, mas, principalmente, geração de empregos aqui na Bahia. Tenho muita expectativa que a BYD possa ser uma etapa de um processo de fortalecimento ainda maior do polo industrial de Camaçari e da RMS, mas também estimular novos negócios para o interior do estado e para nossa capital", avaliou Vasconcelos, em conversa com o Portal Salvador FM, antes do evento no Farol da Barra.
O vereador também destacou o papel do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari. "Teve atuação desde a saída da Ford para buscar uma alternativa e batalhar para que isso pudesse se concretizar", ressaltou.
Apresentação da planta
A primeira planta industrial da BYD nas Américas, para produção de carros elétricos, será instalada no município de Camaçari. No evento desta manhã, serão apresentados os investimentos do grupo chinês no estado e o detalhamento da implantação de três unidades fabris que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processamento de lítio e ferro fosfato. A expectativa é que o Complexo Industrial da BYD – Build Your Dreams inicie a produção no segundo semestre de 2024.