
O vereador de Salvador, Henrique Carballal (PDT) ficou mais perto de assumir a presidência da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), após o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), editar um decreto que possibilita o pedetista a tomar posse no cargo.
A publicação oficial ocorreu no Diário Oficial do Estado (DOE) no último sábado (3). O decreto anulou uma restrição prevista em outro decreto, de 2018, que proibia a nomeação de membros do Poder Legislativo, como vereadores e deputados, para cargos de liderança em empresas estatais.
No final de março, o vereador chegou a postar, no Instagram, que Jerônimo havia anunciado a nomeação dele para a presidência da CBPM, durante um café da manhã em homenagem ao aniversário de Salvador. "Neste momento, a minha gratidão é imensurável. Fico extremamente feliz em saber que o governador confia em meu trabalho", escreveu Carballal, na ocasião.
Contudo, dois meses após o anúncio, o vereador vivia a incerteza sobre a assunção no cargo estadual. A esperança era que o governo Jerônimo movesse as engrenagens políticas e catapultasse Carballal para o posto, o que acabou sendo feito – o presidente Lula (PT) fez algo parecido para nomear o novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que era senador pelo Rio Grande do Norte.
Agora, com esse movimento, a expectativa é a de que Carballal assuma a presidência da CBPM tendo à disposição um orçamento de R$ 69 milhões.