O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou durante participação no Fórum Econômico Mundial em Davos nesta quinta-feira (26), que a Petrobras será privatizada caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito nas eleições deste ano. O ministro diz ainda que caso os resultados das urnas declarem vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro prevê ‘estagnação econômica e aumento de impostos’.
Para Guedes, em caso de reeleição de Bolsonaro, haverá manutenção da maioria governista no Legislativo e avanço da pauta econômica. “Com esse Congresso mais de centro-direita, vamos ampliar as reformas. Vamos privatizar a Petrobras, vamos fazer mais acordos comerciais, como com a Ásia. Vamos fazer bem mais do que nós temos feito até agora”, destacou.
O ministro também falou sobre a hipótese de vitória de Lula. Sem mencionar partidos ou nomes e se referindo a governos passados como “sociais-democratas”, o ministro disse que é possível prever o que deve acontecer com base no que ocorreu nos últimos governos.
“Temos o ‘track record’ deles de 30 anos. É estagnação econômica, aumento de impostos, endividamento”. Track record é um termo econômico sobre a observação do passado como indicador de possível comportamento futuro.