O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, já está no Brasil para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro, que ocorrerá nesta quinta-feira em Brasília. O encontro será realizada em caráter “pessoal”, sem as formalidades de um chefe de Estado. Guaidó também se reunirá com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Itamaraty.
Fontes do governo brasileiro confirmaram que a visita de Guaidó a Brasília tem um caráter meramente simbólico, apesar de o autoproclamado presidente interino da Venezuela já ter sido reconhecido como tal não só pelo Brasil como por mais 49 países.
Segundo estas fontes, a intenção de Guaidó seria manter sua projeção no cenário internacional após o fracasso da operação em que tentou forçar a entrada de suprimentos na Venezuela no último fim de semana.
Tais ações tiveram como resultado confrontos com pelo menos quatro mortos e dezenas de feridos nas fronteiras com o Brasil e a Colômbia e a retenção nas fronteiras de dezenas de toneladas de alimentos e remédios doados pelos governos e autoridades brasileiros, colombianos e americanos.
O Gobo/// Figueiredo