Após a morte da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, representantes dos governos estadual e federal participaram de uma reunião conjunta na manhã desta segunda-feira (18), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para definir medidas que serão adotadas sobre a morte da líderança.
Além da investigação, a reunião também teve como objetivo delimitar medidas de apoio à comunidade, além de reforçar a segurança da comunidade. Como represenntação do governo Estadual, participaram o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabia Reis, Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freita, a secretária de Promoção e Igualdade Racial, Ângela Guimarães, o secretário de Comunicação, André Curvello, delegada-geral Polícia Civil, Dra. Heloísa Brito, além da diretora do DPT Dra. Ana Cecília Bandeira.
Como representantes do governo Federal, participaram o secretario de Políticas para os Quilombola, Povos de Terreiro de Matriz Africana e Ciganos, Ronaldo Santos, o diretor do Departamento de Reconhecimento, Proteção e Etnodesenvolvimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Antônio Mendes, a assessora especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sheila Carvalho, a diretora de Políticas para Povos e Comunidade de Matriz Africana e Povos de Terreiro do Ministério da Igualdade Racial, Luzi Borges, além do coordenador geral para Liberdade Religiosa do Ministério da Igualdade Racial, Luiz Gustavo.