Política

Governo toma medidas para evitar transtornos no 7 de setembro; veja quais

Preocupação com ato na Esplanada é compartilhada pelo governo federal

Montagem | Reprodução
Montagem | Reprodução

Os governos Lula (PT) e do Distrito Federal – este comandado por Ibaneis Rocha (MDB) – vem tomando medidas para evitar transtornos durante os desfiles do 7 de setembro, em Brasília, após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, também na capital federal.

Está somado a isso, de acordo com a Folha, o fato de a data ter sido politizada por bolsonaristas nos últimos dois anos. Por isso, as duas gestões veem com preocupação o ato marcado para Esplanada dos Ministérios e, neste sentido devem reforçar a segurança.

Segundo integrantes da administração do Distrito Federal, ainda não foi detectada nenhuma ameaça concreta, mas os órgãos de inteligência estão em alerta e adotando protocolos para que não haja nenhum problema na data.

O governo do DF também está fazendo um monitoramento prévio das redes para mapear potenciais ameaças e já iniciou conversas com outros órgãos de segurança para trocar informações de monitoramento.

Um parâmetro que vem sendo citado em conversas é repetir o esquema de segurança da posse de Lula, em 1º de janeiro, em que o clima também era de tensão, mas que transcorreu sem incidentes.