A primeira reforma ministerial do governo Lula, prevista para o ano de 2024, já tem nomes listados. Segundo informações do site "O Bastidor", qualquer motivo tem sido considerado para a troca de comando nos ministérios.
Ainda o site, o primeiro cotado para deixar a Esplanada é o do ministro das Comunicações Juscelino Filho (União Brasil), já que o seu nome teria sofrido desgastes dentro do governo por conta de investigações por suspeita de desvio de emendas e verbas para beneficiar propriedades particulares.
Além dele, outro nome na lista para deixar o cargo de ministro é o de José Múcio, que tem sido cotado para ser embaixador do Brasil no exterior.
Já os nomes de Mácio Macêdo, da secretaria-geral da Presidência da República, e de Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, também integram a relação. Eles devem deixar as respectivas pastas para disputar eleições municipais.
O atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, também deve deixar o comando da estatal. Segundo o site, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem trabalhado para a saída de Prates.
Ainda segundo o site, Costa tem uma lista de possíveis substitutos e, conforme O Bastidor, não vê problema em uma possível saída do ministério que ocupa para assumir a estatal. Costa, no entanto, tem o apoio de Lula para se manter no atual cargo de ministro da Casa Civil.