O Palácio do Planalto agendou para a próxima terça-feira (14), às 11h, a cerimônia de posse de Sidônio Palmeira como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom). A mudança, anunciada no início da semana, reflete o desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de promover ajustes na comunicação do governo.
Sidônio Palmeira, que comandou a campanha de Lula nas eleições de 2022, assume o cargo em substituição a Paulo Pimenta. O futuro de Pimenta ainda não foi definido, embora ele tenha mandato como deputado federal e possa ser designado para outra função na administração federal.
Com décadas de experiência em campanhas políticas, Sidônio é reconhecido por sua atuação em eleições de destaque, como as de Lula e de líderes petistas na Bahia, como Rui Costa e Jaques Wagner. A posse deve contar com a presença de Lula, reforçando a relevância estratégica da Secom no governo.
“Eu vou fazer o máximo possível para informar e manter a transparência que esse governo tem. Eu faria até um paralelo, que é um segundo tempo que estamos começando”, afirmou Sidônio, em suas primeiras palavras como futuro ministro. “O governo fez muito durante esse período, esses dois anos, e este é o nosso desafio”, afirmou Palmeira, que garantiu ainda que terá uma relação próxima com a imprensa.