O Governo Federal lançou o projeto de Gestão Territorial, que prevê o investimento de R$34 milhões para 11 comunidades indígenas. A oficialização aconteceu neste sábado (4), na aldeia indígena Puyanawa, no Acre, pelas ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (Psol).
"O Fundo Amazônia foi criado para ajudar a proteger as populações tradicionais, os povos indígenas, proteger a floresta, gerar emprego e renda e melhorar a vida das pessoas. Nós estamos aqui recuperando o tempo perdido de 4 anos em que o Fundo Amazônia ficou parado", disse Marina durante o lançamento.
O projeto foi apresentado por meio de uma articulação do povo Ashaninka. O termo para execução foi assinado pelas autoridades, será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e conta com a parceria da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj).
A iniciativa é voltada para o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental nas comunidades indígenas e extrativistas na região do Juruá.