O governo Lula (PT) tem priorizado a televisão na veiculação da propaganda oficial do governo federal, em detrimento de outras mídias como rádio e internet, além da imprensa estrangeira.
Nos seis primeiros meses da gestão petista, 73% da verba foram destinados para esse formato de comunicação. De acordo com a Folha, o grupo Globo voltou a ter protagonismo e liderar com folga o ranking de pagamentos da publicidade estatal sob o governo Lula, deixando para trás Record e SBT.
Como forma de comparativo, na administração de Jair Bolsonaro (PL), as TVs ficaram com 47% do total, de 2019 a 2022, segundo dados da publicidade da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e dos ministérios.
Agora, informações do mesmo órgão apontam que emissoras de TV e rádio da Globo receberam R$ 54,4 milhões para veicular a propaganda oficial do governo em 2023, ante R$ 13 milhões da Record, R$ 11 milhões do SBT, R$ 5 milhões da Band e R$ 1 milhão para RedeTV! e EBC, cada uma.
Do valor direcionado ao grupo Globo, praticamente toda a verba é para veiculações na TV. Além disso, o site Globo.com recebeu R$ 394,5 mil, e emissoras da rádio CBN foram destinatárias de cerca de R$ 345 mil.
Além disso, o governo Lula elevou levemente a destinação da veiculação de propaganda oficial para jornais e revistas, que foram praticamente ignorados sob Bolsonaro.
Enquanto nos quatro anos da administração passada esses meios de comunicação ficaram com 1% da verba de publicidade, esse percentual subiu para 2% nos seis primeiros meses de Lula.