Política

Governo federal deixou de financiar Água Para Todos na Bahia; Rui: ‘Não vamos nos curvar à incompetência’ 

Hoje, de acordo com Rui Costa, o Estado banca 90% das obras e 10% ficam a cargo do governo federal

Paula Froes/Govba
Paula Froes/Govba

O governador Rui Costa (PT) afirmou neste sábado (26), durante entrega na Iraquara, que o governo federal deixou de repassar verba para o programa Água Para Todos. De acordo com o petista, o cofinanciamento acontecia até o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas foi sendo diminuído. 

Hoje, de acordo com Rui Costa, o Estado banca 90% das obras e 10% ficam a cargo do governo federal. 

“Eles tinham se confundido com relação ao governador. Não sabiam e não conheciam a origem do governador. O governador nasceu na favela, quem nasce na Liberdade não se curva à incompetência. A gente continua no ritmo forte”, afirmou. 

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o programa Água para Todos tem por objetivo fortalecer a Agricultura Familiar através da implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água, ampliando, principalmente, a oferta de água para produção e dessedentação animal para as famílias da zona rural, especialmente na região semiárida. Os recursos têm origem Federal e Estadual.

As ações ocorrem através de implantação/construções de tecnologias sociais para captação e armazenamento de água de chuva para produção, como: de cisternas de placas de 52 mil litros, barreiros comunitários, barreiro trincheira familiar, limpeza de aguadas, dentre outras ações.