Política

Governo do Estado quer instalação de fábrica chinesa de ônibus elétrico na Bahia

Presente em visita à fábrica, nesta quinta-feira (6), governador Jerônimo Rodrigues (PT) falou à empresários sobre o interesse da Bahia em receber montadora do país asiático

Daniel Senna/GOVBA
Daniel Senna/GOVBA

Com vistas a implantar uma montadora no Brasil, a Yutong Bus Company – considerada a maior fabricante de ônibus elétricos da China e, por sua vez, do mundo -, recebeu a visita do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), nesta quinta-feira (6). A sede fica na cidade de Zhengzhou, ao sudoeste de Pequim, capital do país.

O objetivo foi o de colocar o estado em vantagem sobre outras Unidades da Federação no sentido de receber uma fábrica da montadora. Na ocasião, o petista apresentou as vantagens competitivas para que os chineses escolham a Bahia, citando como exemplos a posição geográfica, o que facilita acesso ao mercado brasileiro, mão de obra qualificada e programa de incentivos tributários.

“É uma grande indústria, pela quantidade produzida e pela tecnologia. Eles têm interesse em se instalar, para além da China, na América. E aí foi quando nós entramos com a possibilidade concreta de convidá-los para se instalar na Bahia. Então, hoje, oficializamos o pedido, e vamos querer uma visita deles. O objetivo é firmar essa parceria, com atração de um grande investimento e geração de empregos para o nosso estado”, afirmou Jerônimo.