Política

Governo da Bahia define novos titulares do IPAC e da Funceb; conheça nomes

Publicações constam na edição do último sábado (4) do Diário Oficial do Estado (DOE)

Manu Dias/GOVBA
Manu Dias/GOVBA

O Governo da Bahia definiu os novos titulares do Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), após as exonerações de Piti Canela e Luciana Mandelli, respectivamente, em abril passado.

Os nomes foram publicados na edição do último sábado (4) do Diário Oficial do Estado (DOE). Na Funceb, Sara Prado foi nomeada como diretora-geral. Já no IPAC, quem assume a diretoria-geral do órgão é Marcelo Ferreira Lemos Filho.

Nos bastidores, especula-se que a saída das duas se deveu a embates internos com o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, e acabaram perdendo a "queda de braço" com o titular da pasta.

Piti Canella, que é produtora cultural, usou as redes sociais para se manifestar após a saída dela do órgão, no dia 18 de abril. No Twitter, ela fez questão de destacar que apesar de exoneração ter sido publicada no DOE como "a pedido", a decisão não partiu da produtora cultural. Ademais, ela reafirmou tristeza com a saída da Funceb.

"Triste com minha saída da FUNCEB, mas feliz e consciente da minha enorme contribuição, 14 meses de dedicação exclusiva e amorosa aos artistas e ao @governodabahia. Registrando que apesar do “a pedido” no DOE, eu não pedi porque sou pela resistência. Eu fui exonerada", disparou.