Política

Governo conta vitória com 39 votos na CCJ contra denúncia de Temer

Presidente foi avisado que, dos sete integrantes do PSDB, terá apenas um voto

NULL
NULL

Apesar do acirramento da crise política, o presidente Michel Temer, segundo interlocutores, mantém o otimismo que vai barrar a denúncia contra ele na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo o vice líder do governo na Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), que acompanhou Temer, durante o trajeto até o avião que o levou ontem à noite à reunião do G-20 (na Alemanha), eles contaram 39 votos a favor do presidente da comissão. A conta considera troca de parlamentares do PR e do PSD. São necessários 33 votos, disse Mansur.

— Sairemos vitoriosos na CCJ. Já temos 39 votos — disse Mansur, ao GLOBO, acrescentando que a aposta do governo na vitória independe do relatório do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ).

Temer foi avisado que, dos sete integrantes do PSDB na CCJ, terá apenas um voto favorável, do deputado mineiro Paulo Abi Ackel. O partido ameaça abandonar o governo depois da aprovação da reforma trabalhista no Senado. As declarações do presidente da sigla, senador Tasso Jereissati (CE), que Temer perdeu a governabilidade deixou o Planalto indignado. Mansur disse também que falou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e que ele desmentiu que já esteja articulando para assumir a Presidência, inclusive com o apoio do PSDB.

— Isso é mentira. Falei com o Rodrigo. Isso não é do feito dele — disse Mansur.

PUBLICIDADE

Ao ser indagado se o governo ainda acredita que na votação do processo de denúncia até o dia 17 de julho, antes do recesso parlamentar, respondeu que isso vai depender de Rodrigo Maia. Segundo Mansur, o presidente da Câmara informou que vai convocar os parlamentares para a votação.

Reprodução: O Globo