Política

Governo autoriza duplicação da Maternidade João Batista Caribé

A medida representa um investimento de R$30 milhões, aplicados em obras e equipamentos.

NULL
NULL

MJBCaribé

Em 12 meses, mulheres grávidas terão mais 40 leitos à disposição, em Salvador. As vagas foram garantidas pelo governador Rui Costa, que, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, assinou, na manhã deste sábado (5), a ordem de serviço para a duplicação da Maternidade João Batista Caribé, no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário. A medida representa um investimento de R$30 milhões, aplicados em obras e equipamentos.

Com a ação, a maternidade, que hoje conta com 40 leitos, passará a ter 80, sendo 60 de internação clínica e cirúrgica, dez de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCo), cinco de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e outros cinco instalados no Centro de Parto Normal (CPN) Peri-Hospitalar.

"É uma ordem de serviço extremamente importante. É um projeto que casa perfeitamente com minha alma e com minha convicção do que é ser governador da Bahia. Governar é cuidar das pessoas e ter atenção e carinho com quem mais precisa", afirmou Rui.

O governador enfatizou ainda que será uma maternidade de referência, na capital.. "Quero lembrar que essa é a primeira de uma série de mudanças, de reforma completa, eu digo, de reconstrução das nossas maternidades. Evidente, que não podemos fazer todas de vez, mas vamos começar por esta. E ela vai dobrar de tamanho – passando a ter 80 leitos. Vamos fazer aqui uma uma série de investimentos, reformulando completamente o atendimento, pois nosso objetivo é modernizar todas as unidades do tipo, presentes no estado". 

Vista para a Baía de Todos-os-Santos

Também serão construídas na maternidade, que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com acesso por demanda espontânea e referenciada, novas estruturas. A unidade será dotada de um Centro de Parto Normal, um terraço para a convivência de pacientes e funcionários, com vista para o mar, um pátio de serviços e de uma área para gases medicinais e abrigo de resíduos, localizados de forma estratégica, a fim de permitir futuras ampliações da edificação. Estacionamentos e acessos complementam o projeto. 

Sobre essa nova infraestrutura, o governador enfatizou que "é uma nova Batista Caribé dentro do padrão construtivo que estamos fazendo, usando o que há de melhor. A maternidade vai passar a ter dois pavimentos, com um toque especial – a vista para a Baía de Todos-os-Santos. É um espaço que vai dar conforto e dignidade às pessoas".

MJBCaribé

Secom com informações do reporter Emidio Pinto // AO