Foram divulgados nesta quarta-feira (30), os resultados das blitzes que foram realizadas do dia 31 de agosto até 28 de setembro, em Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na ocasião, o governador da Bahia, Rui Costa falou sobre a importância da operação e da reunião com os envolvidos na ação. "A reunião tem o objetivo de aproximar o governador, o secretário e o comandante (da Polícia Militar) das ações feitas em cada região, por cada companhia especializada nossa. Aqui, na manhã de hoje, fizemos um balanço detalhado. Região por região. Avaliando os indicadores, as metas atingidas. Eu vou fazer isso de forma permanente. Amanhã será a vez da Polícia Civil, e eu agradeci aos comandantes a redução do número de homicidio no Estado, comparando 2015 a 2014", disse.
De acordo com os dados, 473 pessoas foram presas em flagrante. Entre as ocorrências, 386 drogas e 125 armas de fogo foram apreendidas. Nas abordagens foram 262.939; 2.761 ônibus; 3.387 táxis e 100.565 veículos – desses 256 foram recuperados. Cerca de 1.528 pessoas foram conduzidas às delegacias e 132 adolescentes apreendidos.
O Governador pediu ainda esforço para os próximos meses. "O nosso trabalho e o trabalho dos policias está dando resultado. Estamos decrescendo o número de homicidios e o número de ocorrências. Ainda não na velocidade que gostaríamos, mas temos que comemorar a redução. Essa aproximação (referindo-se a reunião que foi feita antes da coletiva), foi para pedir um esforço adicional. Que nesses três meses que faltam para terminar o ano, nós possamos acentuar a redução para que o balanço geral fique ainda mais favorável.", ressaltou.
Participaram ainda do encontro, o comandante-geral da corporação, Anselmo Brandão, e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
Foto: LD Notícias / Diogo Henrique