Política

Governador pode deixar partido para aderir a sigla de Jair Bolsonaro

Mudança aconteceria depois das eleições; Tarcísio de Freitas nega movimentação

Anderson Riedel/PR
Anderson Riedel/PR

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pode deixar o Republicanos em direção ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, após as eleições municipais de outubro deste ano.

A informação foi divulgada pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. A mobilização ocorre, justamente, devido a um pedido de Bolsonaro. A meta seria tornar Tarcísio o principal nome da legenda, nas eleições presidenciais de 2026, caso o ex-presidente, até lá, siga inelegível.

Conforme o Estadão, a mudança de casa não tem sido mal vista pelo Republicanos. A legenda vê a possibilidade de, com a movimentação por parte do titular do Palácio dos Bandeirantes, abrir um caminho para o apoio dos liberais ao deputado Marcos Pereira, um dos nomes cotados para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL), à Presidência da Câmara dos Deputados.

Procurada, a assessoria de Tarcísio afirmou que o governador não descarta ir para o PL no futuro, mas que não há previsão para troca de partido nem movimentação do político nesse sentido.