Política

Governador pode deixar partido caso legenda declare apoio a Lula; destino estaria definido

Reunião neste fim de semana pode ser decisiva para permanência de governador na sigla

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pode deixar o Republicanos caso a legenda decida por apoiar, em âmbito federal, a gestão do presidente Lula (PT). A possibilidade foi aventada pelo próprio titular do Palácio dos Bandeirantes, durante evento na última quarta-feira (9).

Neste fim de semana, segundo o G1, está prevista uma reunião entre Tarcísio e o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), que pode ser definitiva para a permanência ou não do governador no partido – a sigla negocia a indicação do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para um ministério no governo Lula, como o do Esporte.

"Eu sou contra. Pra mim, eu não gostaria de ver o meu partido fazendo parte da base do governo. Isso é uma coisa que eu vou avaliar com o partido”, afirmou Tarcísio, que se filiou ao Republicanos no começo de 2022 e é considerado o principal representante do partido no Executivo no âmbito nacional. Caso ele realmente deixe o partido, o eventual destino do governador de São Paulo deve ser o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.