Política

Giro Eleitoral: Eunápolis segue com cenário eleitoral indefinido

No dia 12 de junho, uma pesquisa do Instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas analisou o cenário local

Wikipedia
Wikipedia

A indecisão ainda marca o processo eleitoral da cidade de Eunápolis, cidade localizada no extremo sul da Bahia. Primeiro porque, apesar de ter perdido apoio de importantes aliados, a candidatura da atual prefeita do município, Cordélia Torres (UB), não é 100% descartada.

Em recente entrevista para imprensa local, o secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico de Eunápolis e esposo da prefeita, Paulo Dapé, informou que ela vai sim disputar a reeleição e em breve deve anunciar seu candidato a vice-prefeito. 

Por outro lado, o pré-candidato Robério Oliveira (PSD) não tem certeza de participação nas eleições, tendo em vista que um julgamento na Justiça Eleitoral ainda não transitou em julgado e ele pode ser considerado inelegível. 

Polarização?

No dia 12 de junho, uma pesquisa do Instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas analisou o cenário local e apresentou apenas os nomes de Robério Oliveira (PSD), ex-prefeito da cidade, e Neto Guerrieri (Avante). O levantamento apontou a liderança de Robério, com 52,63%. Já Neto Guerrieri apareceu com 25% das intenções de votos. 

O Instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas entrevistou 800 pessoas com idade eleitoral em Eunápolis, entre 04 e 06 de junho de 2024. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número BA-03798/2024.

O Instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas também avaliou a possibilidade do eleitorado de Eunápolis votar na atual prefeita do município, Cordélia Torres. A rejeição da gestora, contudo, chegou na casa dos 70%, com os entrevistados afirmando que não votariam de jeito nenhum na mandatária.

Robério Oliveira (PSD)

O ex-prefeito de Eunápolis contará com apoio do Agir, Progressistas, PSDB, Cidadania, PRTB, Mobiliza, PSB, Republicanos e MDB. O evento de lançamento de sua pré-candidatura contou com a presença de importantes lideranças políticas, como os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel, o vice-governador Geraldo Júnior e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes.

Robério tem sua candidatura incerta, tendo em vista que ele foi condenado por ter utilizado recursos públicos para abastecer um trio elétrico de sua propriedade durante sua gestão. A equipe de Robério Oliveira afirma que a condenação por improbidade ainda está sendo analisada em instâncias superiores e que, até o momento, não há decisão definitiva sobre sua inelegibilidade.

Isaac da Katharina

Próximo do deputado federal Valmir Assunção (PT), Isaac Katharina (PT), anunciou na última terça-feira, o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito pelo PT. Em entrevista ao agazetabahia  Isac disse que tomou a decisão de se lançar pré-candidato a prefeito pelo PT, em razão de o cenário político local estar tumultuado.

"Todos querem o apoio do Governo do Estado, mas não querem um vice do Partido dos Trabalhadores. Ninguém quis dar a vice ao nosso partido, em razão disso resolvi lançar meu nome. Além disso, o PT decidiu lançar candidatos em todas as cidades maiores", enfatizou Isac da Katharina.

Uma fonte ouvida pela equipe do Portal Salvador FM informou que a insistência do PSD em Robério Oliveira é uma “aventura jurídica”, tendo em vista que o ex-prefeito não poderá se candidatar e, por isso, o PT se fecha em torno do nome de Isaac. 

Neto Guerrieri 

O Diretório Municipal do Avante anunciou a data da convenção que vai indicar, oficialmente, o ex-prefeito Neto Guerrieri e o empresário Ricardo Teixeira para concorrer aos cargos de prefeito e vice. A convenção está marcada para o dia 1º de agosto, das 14 às 18 horas, no auditório da Câmara de Vereadores. A convenção será realizada, simultaneamente, com as demais legendas que compõem o arco de alianças com o Avante: Podemos, PL, Solidariedade e PMB.

Marta Santos

Correndo por fora está Marta Santos, que será a representante do Partido Novo nas eleições de Eunápolis. Ela terá como vice  Bel Checom.