Presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) renunciou ao mandato no legislativo municipal para o biênio 2022-2023. A decisão foi anunciada durante sessão nesta quarta-feira (21). Com isso, o vereador Carlos Muniz assume o comando da Casa a partir do ano que vem.
Geraldo foi eleito vice-governador da Bahia nas últimas eleições, portanto, o vice-presidente da CMS, Carlos Muniz passou a ocupar a cadeira. A decisão de Muniz para o cargo partiu de um acordo com o prefeito Bruno Reis (UB), que fez com que a base aliada do prefeito, reconhecesse a legitimidade da eleição de Muniz para o biênio 2023-2024.
Dessa maneira, a base governista na CMS deve retirar a ação que tramita no Supremo Tribunal Federal. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (21). Os vereadores assinaram um requerimento chancelando o acordo.
Vale lembrar que no início deste ano, Geraldo alterou o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município (LOM) para permitir uma segunda recondução à presidência do Legislativo soteropolitano a partir de 1º de janeiro de 2023. O União Brasil, partido do prefeito Bruno Reis, foi então ao STF questionar a legalidade da eleição.
Confira nova Mesa Diretora:
Veja a chapa eleita:
Carlos Muniz – presidente
Katia Rodrigues – primeira vice
Sabá – segundo vice
Marcelo Maia – terceiro vice
Isnard – primeiro secretário
Ricardo Almeida – segundo secretário
Átila do Congo – terceiro secretário
Edvaldo Brito – quartos secretário
Augusto Vasconcelos – ouvidor
Anderson Ninho – Segundo ouvidor