A nova rodada de pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (6), mostra o ex-presidente Lula (PT) ainda na liderança com 45%, e o atual presidente Jair Bolsonaro logo atrás com 31%.
A diferença diminuiu em relação às pesquisas anteriores, mas que incluíam o nome do General Santa Cruz (Podemos) entre os postulantes, e agora é de 14%. Na última rodada em junho, o petista aparecia com 46% e Bolsonaro com 30%.
Outra mudança é que no cenário apresentado pela pesquisa Quaest desta vez, Lula não venceria no primeiro turno, de acordo com informações do UOL. Com a margem de erro de 2%, para mais ou para menos, se admite dentro da margem 47% e 43% para o petista, enquanto os outros candidatos somados ficam entre 40% e 44%.
Neste cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados previamente aos entrevistados, Ciro Gomes (PDT) se mantém em terceiro colocado com 6%, enquanto André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) tem 2% cada, empatados tecnicamente. Os outros pré-candidatos têm 0%.
Foram ouvidas 2.000 pessoas pessoalmente, entre os dias 29 de junho e 2 de julho. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01763/2022 e teve o custo de R$ 268.742,48.
ESPONTÂNEA
No cenário espontâneo, quando os nomes não são mostrados antes das perguntas, Lula tem 31% e Bolsonaro 24%. O único outro que pontua é o ex-ministro Ciro Gomes com 1%.
Chama atenção ainda o índice de indecisos que chega a 40%, enquanto 3% afirmaram votar branco ou nulo.