O ministro da Casa Civil, Rui Costa, chamou Brasília de 'Ilha da fantasia' em entrevista a jornalistas durante inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, nesta sexta-feira (19). Na ocasião, o ex-governador da Bahia afirmou que a 'fofoca e mentira reinam' na capital do país.
"Brasília tem um ambiente muito diferente da Bahia. A fofoca e a mentira reinam como em nenhum lugar do país. Eu sempre chamei aquilo ali de ilha da fantasia. Hoje chamo de ilha da fantasia onde o fake news prepondera, onde as pessoas criam a realidade virtual e reproduz sistematicamente algo que simplesmente não aconteceu e as pessoas publicam, o outro repete. É impressionante. E ninguém se dá o trabalho de pegar o telefone ou de passar uma mensagem perguntando se aquilo, de fato, aconteceu", relatou Rui.
Questionado sobre a relação com políticos do Centrão e demais poderes, o ministro frisou que "cada um tem seu valor, mas tem seu lugar".
"Estamos vindo de quatro anos que não tinha governo, ou mais, desde que tiraram Dilma desmontaram todos os programas e as coisas estão se acomodando novamente. Cada poder tem o seu valor, mas tem o seu lugar. O Judiciário tem um valor extraordinário para o país, mas tem o seu lugar, o parlamento também tem um valor extraordinário, mas tem o seu lugar e o Executivo o seu. É o momento de reacomodar isso para que a gente faça as coisas se azeitarem e voltar a funcionar", disse.