O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), destinou R$ 9,5 milhões para 25 cidades no estado de São Paulo, por meio de emendas direcionadas pelo orçamento secreto.
Os recursos foram repassados para os seus principais redutos eleitorais, de acordo com O Globo, que teve acesso a uma planilha apresentada pelo gabinete do deputado.
Entre os municípios beneficiados está Miracatu, no Vale do Ribeiro, onde o chefe de gabinete do prefeito é Renato Bolsonaro, seu tio e irmão do presidente da República.
O documento foi apresentado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que mandou as informações sobre o orçamento paralelo ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O STF concedeu o prazo de 90 dias no ano passado para que fossem implementadas medidas que dessem transparência ao repasse das emendas via orçamento do relator.
Mas em dezembro de 2021, a ministra Rosa Weber autorizou a retomada dos pagamentos das emendas que ficariam suspensas ainda por mais um mês, com a justificativa de que implicaria em "prejuízo" à execução do orçamento e "à prestação de serviços essenciais à coletividade".