O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, determinou o retorno do ex-secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, ao cargo de delegado da Polícia Federal (PF). Gabriela Macedo também voltará ao seu cargo de delegada da Polícia Civil. Ambos haviam sido afastados durante a última fase da Operação Faroeste, em dezembro de 2020, quando Maurício ainda era secretário da SSP-BA, e Gabriela, chefe de gabinete da pasta.
Os dois delegados fizeram um requerimento ao ministro Og Fernandes, alegando que há prejuízo com o afastamento e pedindo a revogação das medidas cautelares. Maurício e Gabriela afirmaram que “verdadeiramente não existiam fundadas razões para a determinação de busca e apreensão domiciliar”, baseados em “argumentos genéricos e insubsistentes” do Ministério Público Federal (MPF).
O MPF opinou pelo indeferimento do pedido dos investigados, na decisão, considerou que como as irregularidades estão atreladas exclusivamente ao vínculo com a SSP, é possível autorizar o retorno dos delegados aos seus respectivos cargos.