Dois nomes que eram titulares de pastas no governo Jerônimo Rodrigues (PT) retornam as suas pastas após o período eleitoral. Fabya Reis, que estava como vice na chapa de Geraldo Júnior (MDB) – e ficou em terceiro lugar nas eleições à Prefeitura de Salvador – volta para a e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
A decisão consta em decreto assinado pelo governador da Bahia e publicada na edição desta quarta-feira (30) no Diário Oficial do Estado (DOE). Quem estava no posto era José Leal, chefe de gabinete da pasta.
Além de Fabya, quem retorna ao governo Jerônimo é Felipe Freitas, secretário de Justiça e Direitos Humanos. Ele atuou como coordenador da campanha do deputado federal licenciado Zé Neto (PT) à Prefeitura de Feira de Santana, mas que não teve sucesso ao ser derrotado por Zé Ronaldo (União). Felipe volta ao cargo que estava ocupado, de maneira interina por Raimundo Nascimento, chefe de gabinete da pasta.
Adélia segue na espera no governo Jerônimo
Um terceiro nome que vive a expectativa pelo retorno ao Poder Executivo é Adélia Pinheiro, ex-secretária de Educação no governo Jerônimo. Ela, que deixou a pasta para concorrer à Prefeitura de Ilhéus, acabou derrotada por Valderico Júnior (União) por uma diferença de 2.639 votos.
No entanto, pelo menos por enquanto, ela não deve retonar à pasta atualmente comandada por Rowenna Brito. Além da SEC, Adélia tem passagens na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e foi reitora por duas gestões consecutivas na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).