Política

Fabrício Falcão ou Daniel Almeida? PCdoB toma decisão sobre candidato à vaga ao TCM-BA

Decisão foi tomada durante reunião na segunda-feira (18)

Montagem | Salvador FM e Vagner Souza/Salvador FM
Montagem | Salvador FM e Vagner Souza/Salvador FM

O diretório estadual do PCdoB bateu o martelo sobre quem será o representante do partido para a disputa a vaga ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), que ficará aberta com a aposentadoria do conselheiro Fernando Vita.

Entre os comunistas, dois eram os nomes: o do deputado estadual Fabrício Falcão e do deputado federal Daniel Almeida. Além deles, de outras siglas, estão na corrida os deputados estadual Roberto Carlos (PV), Rogério Andrade (MDB) e Paulo Rangel (PT), sem contar o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos).

Na segunda-feira (18), uma reunião da Comissão Permanente do PCdoB definiu que o apoio do partido será voltado para Fabrício Falcão. "Depois de um longo processo de debates entre as forças políticas, foi criado um consenso na base do governo de que a vaga deveria ser preenchida por um deputado estadual, tese defendida também pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues", diz um trecho do comunicado divulgado pelo partido, na manhã desta terça (19).

Ao final do texto (confira na íntegra abaixo), o diretório estadual do PCdoB fez uma cobrança indireta ao PT sobre a ocupação da vaga na Corte de Contas. "O PCdoB-BA tem razões de sobra para ocupar o espaço, na medida em que abriu mão duas vezes seguidas em nome da unidade e é um dos poucos partidos ainda não contemplados no TCM", finalizou.

Leia o posicionamento do PCdoB-BA sobre a vaga no TCM-BA:

"Em reunião da Comissão Permanente realizada nesta segunda-feira (18/12), em clima de grande unidade interna,  o PCdoB-BA aprovou o nome do deputado estadual Fabrício Falcão como a indicação do partido para a disputa da vaga a ser aberta no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O PCdoB-BA vinha trabalhando com dois de seus melhores quadros, Fabrício e o deputado federal Daniel Almeida, figuras públicas de prestígio e respeito na sociedade, como nomes possíveis de indicação.

Depois de um longo processo de debates entre as forças políticas, foi criado um consenso na base do governo de que a vaga deveria ser preenchida por um deputado estadual, tese defendida também pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Diante do quadro, levando em conta as habilidade e capacidade politicas de Fabrício e a unidade em torno de um critério que unificou a base, concluímos ser o nome do deputado estadual o mais viável, e que, a partir agora, tem o apoio firme do coletivo partidário e do deputado Daniel Almeida, que seguirá no exercício de um dos mandatos de deputado federal mais atuantes e combativos da Bahia.

O PCdoB-BA tem razões de sobra para ocupar o espaço, na medida em que abriu mão duas vezes seguidas em nome da unidade e é um dos poucos partidos ainda não contemplados no TCM."