Política

Fábio Mota diz que Rui está enganado e que metrô não funciona sem integração

Segundo Mota, embora a obra esteja sob a batuta do governo estadual, a prefeitura contribuiu para tirá-la do papel

NULL
NULL

 src=O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, resolveu entrar no embate político que existe entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) em torno dos méritos pelo metrô de Salvador.

“O metrô é um sucesso na integração com o apoio da prefeitura. Porque sem os ônibus, o metrô da forma como foi feito não conseguia sair do lugar. Antes de ter integração com os ônibus, o metrô transportava o que transporta a travessia de barco Plataforma-Ribeira, no Subúrbio”, disse, em entrevista ao programa Se Liga Bocão, na Itapoan FM, nesta quarta-feira (10).

“Ele [Rui Costa] está equivocado. O sistema de metrô na cidade de Salvador só funciona se tiver a alimentação dos ônibus. Sem isso não tem como funcionar. Lutamos e trabalhamos muito para fazer integração com o metrô. Temos quase 200 linhas de ônibus integradas com o metrô”, completou.

Segundo Mota, embora a obra esteja sob a batuta do governo estadual, a prefeitura contribuiu para tirá-la do papel.

“Se o prefeito ACM Neto não tivesse a coragem e o desapego, o metrô de Salvador não teria saído. Quando ele passou o metrô para o estado, ele passou os ativos, o patrimônio do município foi junto, a companhia de trens, os terrenos, a isenção de ISS. Em nenhum lugar do Brasil, o sistema de metrô é municipal. As verbas do metrô são federais. O sistema é metropolitano, não é só de Salvador, ele vai até Lauro de Freitas”.

Transporte complementar

O secretário Fábio Mota anunciou que o Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC) – mini ônibus ‘amarelinho’ – será ampliado para 300 veículos e passará a contar com o sistema de integração do Bilhete Único.

Segundo ele, o aumento da frota complementar vai implicará na redução das linhas tradicionais e terá impacto na mobilidade urbana e no tempo de espera. Salvador tem hoje 600 linhas de ônibus – mesma quantidade de São Paulo.

Fonte: Bocão News