Eleições

Exame/Ideia: ACM Neto lidera pesquisa e venceria em primeiro turno

ok

Vagner Souza/ Salvador FM
Vagner Souza/ Salvador FM

Uma pesquisa Ideia contratada pela Revista Exame e divulgada nesta quinta-feira (7), aponta que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) é o favorito na corrida para o governo da Bahia. No cenário principal e estimulado —quando os entrevistados recebem previamente o nome dos candidatos— ele tem 51% das intenções de voto e venceria ainda em 1º turno.

Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o segundo lugar tem um empate entre Jerônimo Rodrigues (PT), com 18%, e João Roma (PL), que tem 13%. O outro nome considerado nesse cenário é o de Kleber Rosa (PSOL), que aparece com 2% das intenções de voto.

No levantamento espontâneo, no qual os entrevistados podem apontar qualquer nome como sua preferência para a disputa, ACM Neto segue na liderança, com 26% das intenções de voto. Novamente, Rodrigues e Roma empatam tecnicamente com, respectivamente, 11% e 9%.

Neto também venceria todos os cenários de segundo turno. Em um possível segundo turno com o candidato petista, Neto se consagraria com 58% a 19%. 

Jerônimo Rodrigues venceria João Roma em segundo turno, o petista aparece com 46% contra 30% do ex-ministro da Cidadania.

Para a pesquisa, 1.000 eleitores da Bahia foram entrevistados pelo telefone entre os dias 1º e 6 de julho. A confiabilidade, segundo o instituto, é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BA-00648/2022.