O ex-secretário de Relações Institucionais do governo Jaques Wagner, Emilson Gusmão Piau Santana, foi nomeado para um cargo na Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A decisão, assinada pelo titular do órgão, Vicente José de Lima Neto, foi publicada na edição da última sexta-feira (17), do Diário Oficial do Estado (DOE).
No final de fevereiro, Piau foi exonerado do cargo de Assessor Especial, que ocupava na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Ele, que é filiado ao PCdoB, passou quase oito anos na função.
No entanto, o comunista tem contra si uma condenação da Justiça, por crime de racismo cometido contra servidores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Ele chegou a receber pena de 1 ano e quatro meses de prisão mas, na oportunidade, a Justiça substituiu a condenação por outra restritiva de direitos.
Em manifestação recente, o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, saiu em defesa de Piau, afirmando que ele não tem histórico de posição racista e sim marcado pelo comprometimento na luta contra a discriminação.
Na Sudesb, onde Emilson Piau está lotado desde o dia 1º de março, conforme o Diário Oficial, ele ocupa o cargo de diretor na Diretoria de Operações de Espaços Esportivos.