Política

Ex-ministro é exonerado do Governo do RJ após acusação de assédio

Helton Yomura trabalhou com Temer e estava no Governo do Rio desde dezembro de 2020

José Cruz | Agência Brasil
José Cruz | Agência Brasil

Ex-ministro do Trabalho no governo de Michel Temer até o último ano de mandato do então chefe do executivo nacional, o advogado Helton Yomura foi exonerado pelo Governo do Rio de Janeiro do cargo de presidente da Fundação Santa Cabrini por acusação de assédio sexual feita por uma funcionária do órgão, que registrou queixa contra ele na polícia.

A exoneração aconteceu no fim de maio, mas o motivo foi apontado nesta terça-feira, 14, pelo portal Uol. O boletim de ocorrência foi feito pela funcionária no início daquele mês, na 42ª Delegacia de Polícia (Recreio dos Bandeirantes).

Segundo relato da funcionária, os dois estavam sozinhos nas vezes em que o assédio aconteceu, na sala de Helton na fundação. O presidente do órgão a elogiou, tocou em seu braço e disse que gostaria de trabalhar mais próximo dela. A funcionária, que não quis mais comentar sobre a denúncia após seu depoimento, disse na ocasião que pediu respeito e afirmou a Helton que é casada.

Helton Yomura não quis se pronunciar sobre o caso, segundo sua assessoria de comunicação. Na época em que foi ministro, o advogado pediu demissão, em julho de 2018, após ser alvo de operação da Polícia Federal que investigava concessão irregular de registros sindicais pela pasta.