Política

Ex-ministro de Dilma é avaliado por Jerônimo para ocupar SSP

Wellington César teve passagem rápida pelo Ministério da Justiça após ser suspenso do cargo por uma ação protocolada pelo DEM, antigo partido presidido por ACM Neto

Lula Marques/ Agência PT
Lula Marques/ Agência PT

Renomado nome com trajetória no Ministério Público da Bahia (MP-BA) e ex-ministro da Justiça no governo Dilma Roussef (PT), Wellington César, está entre os nomes avaliados pelo governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), para comandar a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A pasta é considerada um dos pontos críticos da gestão de Rui Costa (PT) nos últimos anos, principalmente sob o comando de Ricardo Mandarino. A Bahia tem alguns dos piores índices de violência em todo o país. 

Wellington César ganhou força após uma ala do PT resistir ao nome do coronel Paulo Coutinho, o atual Comandante-Geral da Polícia Militar, segundo informações do site BNews.

Caso aceite um eventual convite, Wellington precisaria se aposentar do MP-BA.

Em 2016, o extindo partido DEM, à época presidido por ACM Neto, protocolou uma ação contra a nomeação de Wellignton César ao Ministério da Justiça, questionando o exercício de um cargo público sendo membro do MP. 

Ele pediu exoneração de um cargo comissionado de procurador-geral adjunto, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou que ele deveria se afastar do ministério ou abandonar o cargo vitalício no MP, que ele decidiu não fazer.